Transformação digital nas empresas, uma janela para novas oportunidades
Nos últimos anos, o ritmo de mudança no mundo dos negócios acelerou, é um facto da vida.
Novas tecnologias digitais
De poucos em poucos anos, vemos surgir novas tecnologias digitais. Este fluxo infinito de inovação começou com o social, móvel, analítico…continuando com Cloud, IoT e muitos outros que mereceriam uma secção por si só. Isto tem significado que as organizações têm sido levadas a compreender e a tirar partido da melhor utilização e aplicação destas tecnologias.
É claro que não fica por aí. Inteligência Artificial, Blockchain, Biometria, Robótica são outros exemplos destas tecnologias que fazem parte de uma roda de mudança contínua. Como resultado, a paisagem competitiva, bem como as exigências do mercado a que muitas organizações estão sujeitas, são afectadas.
Tecnologias Digitais
As principais novas tecnologias digitais são:
- Social
- Mobile
- Analytics
- Cloud
- Internet of Things
- Artificial Intelligence
- Blockchain
- Biometrics
- Robotics
Como as novas tecnologias afectam a criação de propostas de valor por parte das empresas
A partir da atSistemas, na nossa experiência vimos que a concentração numa única tecnologia não melhora o desempenho ou a proposta de valor da empresa.
Pode fazer algumas redes sociais, ou desenvolver uma App para interagir com os clientes e as coisas correm bem e melhorar a experiência do cliente. No entanto, isso não altera fundamentalmente o negócio.
O que é realmente interessante sobre as tecnologias referidas neste artigo é a sua capacidade de propor soluções competitivas e elevar a proposta de valor para o cliente. Esta mudança na proposta de valor é feita através de três capacidades:
1. Dados omnipresentes: Ter dados omnipresentes mudou as nossas vidas de um ponto de vista pessoal. Neste momento, está apenas a começar a mudá-lo de um ponto de vista profissional ou empresarial.
2. Conectividade ilimitada: encontramos conectividade ilimitada. Uma vez que tenhamos conhecimento sobre algo, podemos partilhá-lo e responder a uma necessidade do cliente.
3. Poder de processamento maciço: adicionar poder de processamento maciço.
Em resumo: não há limite para o quanto podemos processar e, portanto, isso ajuda-nos a visualizar com melhor perspectiva, até onde podemos ir para os nossos clientes.
Re-design como uma alavanca para a criação de novas propostas de valor
Temos o exemplo de Uber. Esta empresa foi capaz de gerar uma nova e melhor proposta de valor tecnológico para os clientes. Uber estava à frente das empresas de táxis, que poderiam ter feito esta mudança, mas não a levaram a cabo. Medo, incerteza, limitações sociais, temporais e culturais… Qualquer desculpa é válida para não avançar para a mudança. O desafio para as empresas nativas não digitais é proceder a uma metamorfose digital e iniciá-la o mais rapidamente possível. Esperar para ver como o mercado se desenvolve e desdobra durante demasiado tempo pode resultar em algo semelhante ao que aconteceu a algumas empresas de táxis.
Metamorfose digital: uma longa viagem
A mudança começa consigo próprio e toda a organização tem de estar no mesmo barco, para um único destino que é a Transformação Digital, a fim de melhorar os processos, simplificar, compreender, partilhar e melhorar a proposta de valor do cliente.
atSistemas, consultoria e soluções tecnológicas com mais de 27 anos de experiência
Na atSistemas, ajudamos as empresas no seu caminho para a Transformação Digital.
Com quase 2.000 profissionais trabalhando para contribuir para melhorar o desempenho e os resultados dos nossos clientes, temos mais de 28 anos de experiência a oferecer soluções tecnológicas.