Serviços de Segurança Cibernética para o seu Negócio
Existem actualmente milhares de ataques cibernéticos em todo o mundo todos os dias, alguns maiores e alguns menores. Um estudo revela que só em 2018 houve mais de 50.000 ataques contra a segurança na Internet.
Proteger-se contra estes ataques cibernéticos está a tornar-se crítico para empresas e profissionais, mas se se trata também dos seus perfis nas redes sociais ou no website da sua empresa, onde os seus utilizadores ou clientes entram em jogo, a segurança cibernética vem à tona para evitar desastres catastróficos.
A ciber-segurança ou segurança informática são mecanismos de protecção da informação, através do tratamento das ameaças que constituem um risco para a informação armazenada e processada pelos sistemas de informação que estão interligados entre si.
Razões para investir em segurança cibernética na sua empresa
- As bases de dados e plataformas da empresa armazenam muitas informações pessoais sobre funcionários e gestores, quer sejam chaves de programas, ferramentas, palavras-passe, endereços de correio electrónico, etc. Para evitar que toda esta informação seja roubada e subsequentemente vazada, para que alguém a possa usar contra si, é melhor ter uma boa política de segurança informática em vigor.
- Como parte da sua empresa, os seus clientes e fornecedores depositam a sua confiança em si e com ela os seus dados pessoais, seguros no conhecimento de que esta informação é confidencial e não será comprometida em nenhum momento. É por isso que é importante investir numa boa estratégia de ciber-segurança para evitar que estes dados sejam pirateados e que as senhas dos seus utilizadores, contas correntes ou números de cartões bancários sejam utilizados por outra pessoa para fins lucrativos.
- Não se trata apenas de resolver os problemas de segurança que vêm, mas também de antecipar aqueles que podem vir e trabalhar neles para evitar que aconteçam. Trata-se sempre de ficar à frente daqueles que procuram roubar a informação confidencial da sua empresa.
- É aconselhável que de vez em quando seja realizada uma auditoria técnica de cibersegurança para avaliar os mecanismos de segurança na empresa e modificá-los se estiverem obsoletos ou se tiverem novas políticas de segurança. Se a sua empresa tem um departamento de ciber-segurança, assume-se que este trabalho é mais do que comprovado no dia-a-dia, mas se, por outro lado, a ciber-segurança da empresa é um tema que só é abordado de tempos a tempos, é importante que não deixe passar mais de dois anos entre auditorias.