Os 5 desafios atuais dos CIOs e as chaves para enfrentá-los
Os responsáveis pelos sistemas informáticos das organizações espanholas estão a desempenhar um papel cada vez mais estratégico no seu futuro. É deles que dependem muitas das decisões tomadas em termos de cibersegurança e de investimentos tecnológicos, que são hoje em dia indicadores-chave do seu sucesso no mercado. Por esta razão, as expectativas em relação ao seu papel também estão a crescer exponencialmente, assim como os desafios que enfrentam. No entanto, como revela um inquérito realizado pela Conasa, 42% dos CIO espanhóis afirmam não dispor das ferramentas adequadas para a tomada de decisões.
Por conseguinte, as empresas espanholas devem estar mais do que nunca conscientes da necessidade e da importância de conhecerem estes desafios para os poderem enfrentar. Assim, a knowmad mood, uma consultora tecnológica líder em soluções de transformação digital, explica quais são estes desafios e como as empresas podem ajudar a ultrapassá-los.
A profunda transformação das prioridades competitivas de IT
Não há dúvida de que, nos últimos quatro anos, o mundo e o ambiente empresarial sofreram uma transformação drástica que deu origem a um mercado que ainda hoje é volátil. Neste contexto, as empresas e também os CIO, são obrigados a ser muito mais ágeis e flexíveis para continuarem a fornecer ao negócio as ferramentas de que este necessita para crescer. Para tal, torna-se imperativo avançar para novos modelos de IT que deem aos programadores a agilidade necessária e lhes permitam mudar para novas soluções à medida que o próprio mercado muda. Um grande exemplo disto é o facto de quase dois em cada três CIOs planearem investir na automatização de processos para atingir este objetivo, de acordo com um estudo recente da Eraneos.
A cibersegurança, um risco crescente e cada vez mais sofisticado
De acordo com um estudo efetuado pela Logicalis, 83% dos CIOs afirmam ter sofrido um ciberataque no último ano. A evolução da tecnologia, bem como o surgimento de novas tecnologias como a aprendizagem automática ou a IA, trouxeram consigo não só um aumento dos ciberataques, mas também da sua sofisticação. Por este motivo, a cibersegurança continua a ser, e cada vez mais, um desafio constante para todas as empresas e para os CIOs, que necessitam de um ambiente de desenvolvimento e de aplicações que mantenha uma forte orientação para a cibersegurança. Tudo isto para poder antecipar os planos dos cibercriminosos.
Acompanhar a evolução da IA e do Machine Learning
De acordo com um inquérito do Canva, 96% dos CIOs em Espanha irão aumentar o seu orçamento para ferramentas de IA este ano. Estas tecnologias estão cada vez mais difundidas entre os CIOs, mas o seu rápido avanço obriga os CIOs a atualizarem constantemente o seu desenvolvimento. Por conseguinte, o grande desafio consiste em encontrar ou formar programadores e cientistas de dados que não só sejam capazes de fornecer aplicações de uma forma ágil e eficiente, como também ajudem a empresa a crescer. Por conseguinte, têm de acelerar estes processos e facilitar a incorporação destas tecnologias nas aplicações, garantindo assim a satisfação das necessidades das empresas.
Proporcionar experiências incríveis aos clientes com um orçamento reduzido
A rapidez com que se satisfazem as exigências dos clientes é uma pressão crescente para os CIOs, que também têm de se adaptar às restrições orçamentais. Por este motivo, os CIOs necessitam de plataformas que lhes permitam criar experiências personalizadas para os clientes com os recursos de que dispõem no momento e com uma agilidade e eficiência maior do que o desenvolvimento tradicional, sem comprometer a qualidade, a segurança ou a escalabilidade. De facto, de acordo com outro estudo da Logicalis, 85% dos CIOs com orçamentos dedicados à IA irão utilizá-los para melhorar a experiência do cliente e poupar custos.
Maximizar o valor da transformação digital
Durante a pandemia, as iniciativas de transformação digital foram aceleradas de tal forma que, em muitos casos, o resultado foram labirintos de aplicações, ligações fracas e, sobretudo, silos de informação. Isto é contraproducente porque, tal como o último relatório da Ivanti indica, 63% das equipas de IT sentem que os seus tempos de resposta são atrasados por estes silos de dados. No entanto, a verdade é que as empresas e os CIOs ainda podem tirar o máximo partido de toda esta informação aparentemente perdida, com ferramentas que rapidamente trazem todos estes dados de volta à vida e integram os diferentes sistemas, permitindo assim que as empresas passem de uma transformação digital fraca para uma muito mais estruturada e eficaz.
“É um facto que, com o avanço da transformação digital e a incorporação progressiva de novas tecnologias, os CIOs assumem cada vez mais uma importância estratégica nas empresas. Por esta razão, e para fazer crescer o negócio, é essencial que as empresas possam apoiar estes profissionais na resposta aos desafios que enfrentam, claro, sempre de mãos dadas com um verdadeiro parceiro com grande experiência como a knowmad mood“, afirma Pedro Gallardo, Diretor de Desenvolvimento de Negócio da knowmad mood.