Inovação e Transformação Digital como oportunidades de negócio
Depois de uma crise, devemos esperar momentos de oportunidade. As crises permitem-nos ter um momento de reflexão, aprendizagem, adaptação, inovação e criatividade que nos ajudam a emergir fortes com um grau de flexibilidade às circunstâncias capazes de enfrentar novos desafios.
A crise da covid-19
A crise pandémica da Covid-19 paralisou completamente sectores em todo o mundo. Ainda hoje estamos a observar e a sofrer as consequências.
No entanto, temos o outro lado da moeda: as oportunidades da crise. De repente, todos os sectores chegaram a um impasse, tornando-se necessárias novas formas de trabalho e de interacção com a população. O contacto social foi completamente limitado. E assim, foram postas em prática uma série de medidas e restrições para conter a propagação do vírus. E, além disso, uma súbita necessidade de inovação e reinvenção económica e social.
Tecnologia em tempos de crise
Durante este período de crise, a tecnologia tem sido um aliado de muitas empresas. As empresas de todo o mundo têm procurado formas de se adaptarem à nova situação: uma vida sócio-económica centrada na unidade familiar. A tecnologia era a única forma de incorporar as mudanças de estilo de vida na sociedade.
Estima-se que, durante 2020, a adopção dos processos de digitalização foi 5 a 8 anos de avanço devido à necessidade de incorporar novas ferramentas de trabalho, automatização de serviços e outros desenvolvimentos utilizando as tecnologias existentes.
Ao mesmo tempo, o primeiro Barómetro da Inovação (2021) de Kantar estima que 29% das PME espanholas tiveram de adiar os seus projectos de inovação e 24% das grandes empresas tiveram de os cancelar.
Inovação e digitalização, necessárias para o progresso das empresas
As empresas precisam passar por processos de inovação e digitalização para evitarem tornar-se obsoletas, manterem a sua competitividade e adaptarem-se ao dinamismo marcado pelas necessidades do mercado.
As PME têm menos recursos a afectar à Inovação e Desenvolvimento o que limita a utilização da tecnologia e, consequentemente, provoca um maior fosso entre grandes e pequenas empresas.
Acesso à tecnologia
Hoje em dia, o acesso à tecnologia está quase generalizado a nível mundial. Oferece melhorias a todos os níveis organizacionais: comunicação, processos internos e serviços de qualidade ao cliente.
Além disso, existem fundos que cada país pode incorporar nas suas estratégias tecnológicas que permitem avançar nesta direcção. No entanto, é de salientar que a verdadeira mudança, embora promovida pela tecnologia, tem de ser feita pelas pessoas. A mudança estrutural e de mentalidade para a transformação digital vem de empresas com o mesmo sentimento e motivação.
O risco da inovação
É do conhecimento geral que a inovação envolve risco: pôr muito esforço no desenvolvimento com uma baixa probabilidade de sucesso.
Neste sentido, as empresas devem estar preparadas para mitigar os efeitos das falhas tecnológicas.
É essencial ter uma cultura empresarial óptima para atrair pessoas empenhadas e arriscadas. Sem uma cultura forte a este respeito, pode tornar inutilizáveis todos os processos associados à transformação digital e reduzir ainda mais a taxa de sucesso na introdução de ideias no mercado.
É essencial que seja gerada uma dinâmica na empresa para encorajar a geração de ideias e identificar aquelas que são potencialmente exploráveis. Tudo isto deve ser apoiado pela direcção e internalizado por todas as pessoas que compõem a empresa.