IA e low-code

IA e low-code: 5 formas em que a sua combinação impulsiona as organizações para o sucesso

  • A metodologia low-code é capaz de duplicar a velocidade de desenvolvimento de aplicações e reduzir o tempo necessário para 40%.
  • Reduzir o ‘time to market’, reforçar a fiabilidade, a escalabilidade e a segurança e democratizar o desenvolvimento são algumas das vantagens da combinação da IA e do low-code.

A capacidade de adaptação às exigências do mercado é uma das chaves da competitividade empresarial, razão pela qual hoje em dia as organizações procuram constantemente melhorar a sua eficiência e reduzir o tempo de comercialização de novos serviços e aplicações. Neste contexto, o desenvolvimento low-code, entendido como a metodologia de programação que minimiza a necessidade de codificação manual, surge como a solução para os programadores e as empresas alcançarem este objetivo. De facto, low-code é capaz de duplicar a velocidade de desenvolvimento de aplicações e reduzir para 40% o tempo necessário com os métodos tradicionais, segundo a knowmad mood, consultora tecnológica líder em soluções de transformação digital, que assinala estes dados coincidindo com a celebração do Dia do Programador (12 de setembro).

Assim, se a aplicação do low-code acelera o processo de desenvolvimento de aplicações, a sua combinação com tecnologias como a Inteligência Artificial, capaz de automatizar processos e reduzir erros e tempo na análise da informação, é uma das grandes vantagens para as empresas que procuram aumentar a sua eficiência e produtividade. Neste sentido, a knowmad mood reúne alguns dos benefícios que esta união tem e que a tornam fundamental para impulsionar as organizações para o sucesso.

Aumento da inovação e da criatividade

Com a aplicação da Inteligência Artificial, a geração de código pode ser automatizada para que as equipas possam concentrar-se mais na resolução de problemas e na criatividade do que na sintaxe. De acordo com um estudo recente do Instituto Gottlieb Duttweiler, a IA demonstrou ter o potencial de impulsionar a criatividade, pelo que, ao libertar os programadores das tarefas de codificação entediantes e repetitivas, a combinação de low-code e IA resulta em equipas que operam num ambiente onde a inovação pode florescer.

Eficiência e melhor tomada de decisões

Ao reduzir a quantidade de codificação manual, o low-code permite às empresas acelerar todo o ciclo de vida de desenvolvimento de aplicações. Em combinação com a IA e a sua capacidade de automatizar tarefas repetitivas, analisar dados ou procurar padrões, as equipas podem concentrar-se nas tarefas e decisões que realmente acrescentem valor e aumentem a produtividade. Como mostra um relatório da McKinsey, as empresas que aplicam a IA à tomada de decisões podem melhorar a produtividade até 40%.

Fortalecimento da fiabilidade, escalabilidade e segurança

As plataformas de desenvolvimento low-code, como a que a knowmad mood em conjunto com a OutSystems disponibiliza às empresas, têm integradas as melhores práticas de segurança, escalabilidade e manutenção. Isto traduz-se não só na redução do risco de erro humano, mas também na garantia de aplicações mais robustas.

Acelerar o tempo de lançamento no mercado

O objetivo de melhorar a eficiência não é outro senão a capacidade de responder com agilidade e rapidez não só às oportunidades do mercado, mas também às exigências dos clientes. De acordo com a pesquisa da Gartner, 67% das empresas que adotam o low-code fazem-no para reduzir o ‘time-to-market’ e, desta forma, a combinação com a IA permite que os programadores e as empresas entreguem novas aplicações e serviços num período de tempo muito mais curto do que o desenvolvimento tradicional exigiria.

Democratização do desenvolvimento de aplicações

O défice de competências tecnológicas continua a ser um desafio persistente para muitas empresas, mas o low-code e a IA estão a emergir para resolver este desafio em torno da força de trabalho tecnológica. Ao simplificar o processo de desenvolvimento, permite que os profissionais com menos experiência técnica contribuam efetivamente para o desenvolvimento de soluções. Ao mesmo tempo, a IA permite que aqueles que estão a adquirir experiência em programação a utilizem para a geração de código low-code.

A combinação de low-code e IA permite reduzir significativamente o ciclo de vida de desenvolvimento de aplicações, mas também permite ultrapassar barreiras anteriormente intransponíveis. Além disso, não só acelera a necessária digitalização das empresas, como também melhora significativamente a experiência do cliente, um ingrediente essencial para o sucesso das empresas. Assim, a adoção de plataformas de desenvolvimento low-code, como a que disponibilizamos na knowmad mood em conjunto com a OutSystems, representa uma oportunidade sem precedentes para qualquer organização cujo objetivo seja melhorar a sua agilidade e eficiência. Se também aproveitarem os benefícios que a IA proporciona, terão a receita para serem uma empresa totalmente competitiva num ambiente complicado como o atual“, afirma Ignacio Montero Jiménez, responsável pela linha de negócio de Arquitetura e Desenvolvimento da knowmad mood.