
Como ser um bom líder na era da IA: 6 estratégias para abordar o tema
- De acordo com um relatório recente da EY, mais de 84% dos dirigentes já afirmam utilizar aplicações de inteligência artificial.
- Promover a inovação e a adaptação contínuas ou as competências essenciais para uma colaboração eficaz entre a tecnologia e as pessoas são algumas das estratégias para abordar a liderança na era da IA.
A inteligência artificial não está apenas a revolucionar a forma como nos relacionamos com a tecnologia, está também a redefinir o ambiente empresarial, especialmente a liderança. A IA apresenta novas formas de enfrentar este desafio, mas também coloca desafios significativos. Embora, de acordo com um relatório recente da EY, mais de 84% dos dirigentes já comuniquem a utilização de aplicações de IA, estes enfrentam múltiplos desafios que se centram principalmente em encontrar o equilíbrio certo entre a tecnologia e as pessoas.
Neste contexto, a knowmad mood, consultora tecnológica líder em soluções de transformação digital, apresenta algumas estratégias sobre como os dirigentes devem abordar a liderança na era da IA.
Incentivar a inovação e a adaptação contínua
A liderança atual implica e exige um conhecimento profundo das tecnologias e do seu impacto. Neste sentido, os líderes devem estar preparados para transformar os modelos de negócio, através da integração inteligente dos processos tecnológicos e da dinamização das relações com os clientes. Para tal, é igualmente necessário fomentar uma cultura de adaptabilidade, capaz de manter um equilíbrio entre a tecnologia e as pessoas e, assim, garantir o sucesso num ambiente dinâmico e em constante mudança.
Desenvolver competências essenciais para uma colaboração eficaz entre tecnologia e pessoas
Na era digital, os líderes devem ter uma boa compreensão de como a IA pode colaborar com o talento humano. Neste contexto, destaca a importância da escuta ativa e de formular boas perguntas. Ouvir as equipas e promover uma comunicação eficaz é um aspeto crucial para não perder de vista o valor humano no processo de integração da IA e garantir que a tecnologia responda às necessidades reais das pessoas.
Promover a diversidade na liderança
A liderança diversificada é um ativo valioso para qualquer organização e a IA proporciona um ambiente propício à promoção da criatividade e da inovação. Para tirar partido desta vantagem, os líderes devem encorajar a diversidade nas suas equipas, de modo a trazer novas ideias, experiências e perspetivas, enriquecendo assim a tomada de decisões.
Manter a autenticidade e proteger a reputação
Embora a automatização permita a criação de conteúdos em grande escala, cria um dilema ético, uma vez que pode comprometer a autenticidade e a ligação emocional com o público. A utilização excessiva pode levar a uma perda de autenticidade e de contacto emocional com o público, pelo que, para manter estes aspetos, é necessário encontrar um equilíbrio entre a automatização e o envolvimento humano. Os líderes devem ter um cuidado especial com este aspeto, que é crucial para preservar a reputação e construir confiança e lealdade à marca.
Gerir a IA de forma inteligente para impulsionar a sustentabilidade, a eficiência e a produtividade
Na era da IA, os líderes devem antecipar problemas, melhorar a eficiência operacional e equilibrar as necessidades tecnológicas com as humanas, mas também promover a sustentabilidade. A implementação de tecnologias como a IA generativa e a computação em cloud não só serve para aumentar a eficiência e a produtividade de todas as equipas, como também pode promover a adoção de práticas sustentáveis, resultando no desenvolvimento económico e ambiental da empresa.
“Os líderes devem, em última análise, adotar uma visão orientada para o futuro. A liderança na era da IA combina competências tecnológicas e humanas, integrando a tecnologia com uma abordagem emocional e empática. No entanto, liderar com emoções não deve ser visto como um sinal de fraqueza, mas sim como uma força que permite estabelecer uma ligação autêntica com os colaboradores, o que é fundamental para o sucesso da empresa. Sem dúvida, este equilíbrio é crucial para guiar as organizações para um futuro baseado na inovação e adaptação, no qual tiram partido dos avanços tecnológicos sem perder de vista os valores e a relação genuína com as suas equipas“, diz Gustavo Eduardo Sandoval Thiele, Head of AI, IoT & Smart X Business Line da knowmad mood.