Área da People: o veículo para uma metodologia ágil
A metodologia ágil é uma filosofia que permite o estabelecimento de um quadro organizacional e de trabalho óptimo. A sua implementação baseia-se na divisão do projecto em pequenas partes e estas, por sua vez, têm de ser concluídas e entregues num curto período de tempo. Deste modo, responde às necessidades dos clientes cujas prioridades estão em constante mudança.
A adopção da metodologia Agile
A adopção de uma metodologia ágil ultrapassa a barreira das TI. A sua implementação tem tudo a ver com a rapidez de entrega, melhores relações de equipa e adaptação contínua às necessidades dos clientes.
Ao contrário do que muitos podem acreditar, a verdadeira complexidade da implementação reside na mentalidade e mudança cultural das empresas: desenvolver, melhorar e preparar a mentalidade dos trabalhadores para operar com práticas ágeis. É aqui que as pessoas, os departamentos de talentos ou de RH e as divisões têm um papel fundamental a desempenhar na transição para a mudança.
Benefícios da implementação de práticas ágeis
Os ambientes VUCA (ambientes voláteis, incertos, complexos e ambíguos) continuam a existir e continuarão a existir. Os trabalhadores são confrontados com mais controlo, mais estrutura, mais restrições e mais planeamento, tornando a adopção desta metodologia menos eficaz do que seria de esperar. Isto porque é comum em ambientes de trabalho adoptar uma abordagem de previsão e planeamento, que teve origem no contexto das organizações modernas de Frederick Taylor há mais de 100 anos.
A chave para a verdadeira implementação de metodologias ágeis nas empresas é essencialmente uma mudança de uma mentalidade preditiva, plano-e-plano para uma mentalidade de “Sense-and-Respond”.
Mentalidade “Sense-and-Respond”
Basicamente, o que esta mentalidade prega é que uma vez internalizada uma série de dados, agiremos em conformidade. De acordo com o último relatório State of Agile, o principal problema com a adopção desta metodologia é que 48% das empresas continuam resistentes à mudança. Como já salientámos acima, são os departamentos de RH que precisam de desbloquear esta mentalidade a fim de poderem levar a cabo uma implementação que conduza a uma melhoria a nível organizacional global.
Aprender e evoluir para uma nova mentalidade ágil
Os departamentos de Recursos Humanos são responsáveis por assegurar que esta mentalidade possa ser alargada a todos os níveis da empresa. Além disso, esta aprendizagem e internalização terá de ser feita a nível colectivo e individual.
A aprendizagem de novas competências para a implementação da metodologia ágil é de grande importância, uma vez que será útil aplicar novas técnicas em novos quadros.
Tais práticas requerem uma evolução na consciência do líder para que possam operar com uma mentalidade de Sentido-e-Resposta.
Em suma, a adopção da metodologia ágil requer uma mudança profunda, tanto a nível organizacional como individual. É uma filosofia da empresa.
A mudança tem de ser promovida pelo departamento de Recursos Humanos. Esta área será responsável por fornecer as ferramentas necessárias para a adopção integral da metodologia ágil, a fim de optimizar o funcionamento da empresa, promover o crescimento pessoal e profissional do empregado e assegurar a incorporação desta metodologia na sua forma de trabalhar.