agile e DevOps

Agile & DevOps vs value stream mapping

Desde 2019 que se fala cada vez mais intensamente e com mais frequência do Value Stream Mapping.
Na minha opinião, isto é porque chegou o momento de dar uma reviravolta aos princípios Agile & DevOps utilizados na Gestão do Ciclo de Vida das Aplicações, e com estas abordagens / soluções é o que eles vêm propor.

Implementação do DevOps

As organizações que adquiriram um certo nível de maturidade na implementação de práticas ágeis e DevOps, têm de enfrentar preocupações diárias como a quase obsessão de ganhar time-2-market, melhoria contínua no próprio processo, automatização, … às quais poderíamos acrescentar as dificuldades de incorporar mais sistemas/aplicações a estes modelos, mais o crescimento das dificuldades e dos custos em infra-estruturas e segurança.
Para aqueles que ainda não aderiram ao mundo do Agile & DevOps ou que apenas fizeram uma abordagem tímida, têm informação completa sobre o desafio e as dificuldades que enfrentam (tudo está mais do que documentado em blogs, fóruns, etc.): mudanças na forma de trabalhar, mudanças na mentalidade das suas equipas, elevada capacidade técnica em ferramentas, operações, automatização, melhoria contínua, …

Em ambos os casos, a aplicação e evolução efectiva destes modelos dependerá de não perder a visão holística, facto que pode facilmente ocorrer devido ao sucesso do negócio, pois resulta em crescimento, extensões, optimização, melhorias, em suma, mudanças contínuas no modelo, pessoas e sistemas envolvidos.
E é aqui que estas propostas são apresentadas como Value Stream Management, pois são apresentadas como soluções que simplificam a formulação de abordagens para a contribuição de valor, facilitando todo o ciclo de definição, orquestração, integração e governança para operações Agile e DevOps através da implementação de modelos que proporcionam uma visibilidade completa a partir da aplicação dos princípios de Observabilidade e Rastreabilidade ao longo de todo o fluxo.

DevOps Value Stream Delivery

Soluções de valor acrescentado

Especificamente, eles incluem:

  • Para a Integração e Garantia implementam out of the box Integração Contínua, execução de testes funcionais e não funcionais, gestão de dependência e facilitam a reutilização do que já foi implementado graças ao facto de se basearem tecnicamente em modelos baseados em código, tais como a Integração Contínua como Código.
  • Para o desenvolvimento e Operação implementam automatizações para a implantação (em todos os ambientes) baseadas em gitOps (Infraestrutura como Código com capacidades de automatização da configuração), e suporte nativo para a gestão de aplicações containerized.
  • Para Monitorização e Melhoria, capacidade de ingestão (apps, infra, rede, etc.), monitorização, alertas, análise da causa raiz, correlação de eventos, detecção de anomalias, dashboarding de métricas de operação.
  • Para Segurança e Conformidade, SCA (análise de dependências), remediação automática, IAST & DAST, gestão centralizada do secrets, conformidade com as normas operacionais e de segurança.
  • Para a colaboração entre equipas dispõe de métricas de produtividade, repositórios para partilha de conhecimentos durante colaborações técnicas.
  • Integração através de API das ferramentas (todo o toolset), geração de eventos com base em ações (build, lançamento de releases, criação de issues, etc.), em geral, amplia a capacidade de obtenção de métricas de todo o fluxo.
  • Para a governança e Controle de Acesso, proporcionam integração com soluções cloud de autenticação e validação, SSO, MFA, RBAC, implementação de políticas de segurança baseadas em código.

Em suma

Estas soluções oferecem um modelo completo que orquestra desde o planeamento Agile, a sua integração com as acções a desencadear no modelo de Integração Contínua, planeamento e gestão de releases e dependências, com uma elevada capacidade de automatização na gestão de infraestrutura / configuração, sem perder o foco na segurança, conformidade regulamentar e visibilidade de todo o processo que nos permita saber quem, o quê, onde, como e porquê do que acontece ao longo do fluxo definido.

Tags:
,