A inovação como motor da cultura de uma empresa
Num mundo em constante mudança como aquele em que vivemos, onde todas as áreas da sociedade estão a evoluir a um ritmo vertiginoso, continuar a fazer o que funcionou para nós nos últimos anos já não é uma opção viável.
Qualquer empresa que queira continuar a fazer parte do seu ecossistema empresarial deve ter mecanismos e alavancas que favoreçam não só a adaptação à mudança, mas também a possibilidade de ser parte activa dessa mudança e, consequentemente, do futuro. E é aqui que a inovação entra em jogo, entendida como um dos principais motores do crescimento e transformação das empresas.
Inovar significa mudar, transformar, evoluir… e isto gera grandes benefícios como a diversificação dos nossos produtos, poder diferenciar-nos da concorrência, oferecer um melhor serviço aos clientes e, claro, melhorar os lucros. De facto, há muitos estudos que mostram que as empresas inovadoras crescem mais rapidamente e com melhores resultados do que as outras.
Contudo, para assegurar que a inovação ultrapassa a linha estratégica de uma empresa e não permanece simplesmente no papel, qualquer organização deve ter em conta vários aspectos:
- Estar sempre aberto à escuta de novas ideias.
- Assegurar que a inovação não seja um acontecimento isolado e que seja integrada noutros processos da organização.
- Fornecer os mecanismos e instrumentos necessários para facilitar a criatividade e a geração de novas ideias entre todos aqueles que fazem parte da organização.
- Em suma, integrar a inovação como uma parte crucial da cultura da empresa.
Integramos todos estes aspectos no nosso modelo de inovação. Este modelo foi criado como base para nos ajudar a permanecer competitivos num mercado tão dinâmico como o mercado das TI, que exige rapidez na tomada de decisões, e para nos posicionar como uma das principais referências. Baseia-se em três pilares fundamentais:
- Reforça um dos nossos valores; a colaboração. Como costumo dizer, só é preciso reunir pessoas com boas ideias para que possam apresentar ideias excepcionais. É por isso que o nosso novo modelo nasce com a liberdade da inovação individual, mas encoraja a apresentação do progresso aos outros participantes e o trabalho de equipa.
- Transparência. É tão importante inovar como é que todos tenhamos acesso a estas ideias para as podermos ter em conta no nosso trabalho quotidiano e mesmo enriquecê-las com novas nuances.
- Alimenta a inovação com as necessidades do mercado e apresenta periódicamente o progresso alcançado à equipa de gestores e responsáveis de negócio, a fim de detectar as sementes de novas soluções e serviços a oferecer através das nossas linhas de negócio.
Em suma, a inovação desempenha um papel crucial no desenvolvimento e evolução de qualquer empresa e isto significa que não só devemos adaptar-nos ao que o mercado nos pede, mas também tentar fazer parte da sua evolução e futuro.